Osseointegração – a descoberta que conquistou o mundo.

abril 9th, 2012 por branemark

Grandes ideias surgem de grandes esforços. Às vezes, basta uma oportunidade ideal para enxergar as coisas com outros olhos e ir além. Foi assim que Brånemark, um jovem médico ortopedista sueco, conquistou o mundo. Usando a dedicação, palavra-chave para definir este grande professor, e a visão para transformar uma ideia no consagrado princípio da Osseointegração – a união estável e funcional entre o osso e uma superfície de titânio.

O professor Per-Ingvar Brånemark, indicado cinco vezes ao Prêmio Nobel de Medicina, não poderia imaginar que, no ano de 1965, enquanto se via cercado de pesquisas e protocolos de procedimentos cirúrgicos que resolvessem deficiências físico-funcionais de seres humanos, seria o responsável por revolucionar o universo da Odontologia.
Em 19 de maio de 2011, em Budapeste, Brånemark teve mais um grande reconhecimento, através do prêmio Europeans Inventor Award 2011, na categoria “Lifetime Achievement” pelo conjunto de realizações ao longo de sua vida.

Liderando uma equipe de pesquisadores da Universidade de Gotemburgo (Suécia), P-I Brånemark viu-se à frente de uma descoberta que ficaria marcada para sempre na história. Do desejo de aprofundar o potencial de cicatrização e remodelação e a interação entre osso/medula e sangue surgiu o primeiro passo para a descoberta do princípio da Osseointegração. No ano de 1965, em meio às suas pesquisas e observações da microcirculação sanguínea em tíbias de coelhos, ficou surpreso ao perceber, com o auxílio de uma câmera de observação em titânio, a perfeita integração de metal e osso, sem ocorrer rejeição. Diante desta descoberta, passou a desenvolver cilindros personalizados para serem implantados em tíbias de coelhos e cães.

Constatado o sucesso dos testes realizados nos animais, era hora de ampliar os horizontes. Estes mesmos cilindros foram adaptados e aperfeiçoados para receber próteses fixas de longa duração em maxila e mandíbula e, assim, testar o potencial de aplicação em seres humanos. Gösta Larsson, o sueco, foi o primeiro voluntário.

Hoje, o princípio da Osseointegração de Brånemark é a base científica da prática de uma Implantodontia de ótimos resultados funcionais-estéticos, que já reabilitou milhões de seres humanos em todos os quadrantes do mundo.

Esta técnica de reabilitação com implantes é oferecida aqui em São Paulo por uma equipe multidisciplinar, treinada e consagrada em procedimentos de casos simples e complexos. Trata-se da Brånemark Center São Paulo, uma clínica integrada que utiliza conceitos, filosofias e técnicas testadas e aprovadas pelo próprio criador do princípio da Osseointegração.

O Brånemark Center São Paulo já tratou mais de 5.000 pacientes, colocou mais de 20.000 implantes e tem contribuído para que mais pessoas recuperem a sua autoestima.

Postado em Branemark

Deixe seu Comentário

Por Favor: Comentário está sendo ativado e pode atrasar. Não há necessidade de reenviar o seu comentário.